quarta-feira, 7 de março de 2012

Desafios - Alunos dos 6ª e 7ª anos - Colégio Roberto Carneiro - Rede Pitágoras


1- É noite, um homem deseja ir da cidade X para a cidade Y e o único meio de travessia é uma ponte, e o tempo para atravessá-la é de 10 minutos. No meio da ponte há um guarda que passa 5 minutos dormindo e 5 acordado. Esse guarda rigoroso, sempre que vê alguém atravessando a ponte, em qualquer ponto, manda-o voltar, pois é proibida a travessia a noite.


Como o homem faz para atravessar a ponte e chegar na cidade Y?

2- (ESAF) Os carros de Artur, Bernardo e César são, não necessariamente nesta ordem, uma Brasília, uma Parati e um Santana. Um dos carros é cinza, um outro é verde e o outro é azul. O carro de Artur é cinza; o carro de César é o Santana; o carro de Bernardo não é verde e não é a Brasília. Quais são as cores da Brasília, da Parati e do Santana?

Alunos do 8ªA, 8ªB e 8ªC - Colégio Roberto Carneiro - Rede Pitágoras


Indicação de livros:  

Ninauá   

Ninauá

Autor: Juarez Nogueida
Editora: Gulliver

" Ninauá é um curumim. Seu nome significa ‘grande homem da floresta’. Um dia, os daku nawás – os homens enrolados – invadem sua aldeia e capturam seus parentes.

Em fuga, o indiozinho mergulha no igarapé, de onde sai à procura de sua gente. Seguindo em uma aventura pelas matas, Ninauá conta com a ajuda dos yuxin, os encantados, para encontrar seu povo e livrá-lo do cativeiro. Em sua busca, terá de enfrentar seu inimigo, o txakabu nawá. Homem mau e ambicioso, instigado pelas histórias de um velho índio jivaro, ele persegue um tesouro: acredita que a floresta esconde as lendárias minas do Rei Salomão..."   Leia e descubra mais sobre essa aventura!

Por Juarez Nogueira


O Menino do Pijama Listrado
Autor: Boyne, John

     "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. 
     Na trama, Bruno um garoto de nove anos, não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus . 

     Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. 
      Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.